Apresentação

​​​​​​​

CoPeD - 2020

O Colóquio de Pesquisa Discente, CoPeD, é um evento acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo que visa a estimular o debate de pesquisas em andamento dos alunos e das alunas de Mestrado e de Doutorado do Programa. É organizado por docentes e discentes e contempla as diversas linhas de pesquisa da área. O evento teve sua primeira edição em 2018. Com a segunda edição em 2020, passa a ser um evento bienal.

CoPeD 2020 será realizado em 14 e 15 de dezembro, de forma inteiramente virtual. Contará com sessões de comunicações mediadas por docentes e pesquisadores convidados, que atuarão como debatedores e pareceristas, discutindo questões teóricas ou metodológicas dos trabalhos dos pós-graduandos, que apresentarão resultados parciais ou consolidados de suas pesquisas. Nesta edição, haverá duas modalidades de apresentação de trabalho: Comunicações plenas e Comunicações iniciais:

  • Comunicações plenas: são abertas a todo o corpo discente do Programa. As inscrições serão realizadas por meio de um artigo científico em que se registre o estágio atual de pesquisa. Esses textos serão analisados por professores convidados, que atuarão como debatedores e pareceristas e, após revisão, serão reunidos em livros. Essa modalidade estava ativa já na primeira edição do CoPeD e resultou na publicação de três livros.
  • Comunicações Iniciais: são exclusivas para discentes ingressantes no ano de 2020. As inscrições serão realizadas por meio de resumos em que se registre o estágio inicial da pesquisa. O objetivo é oferecer ao/à discente a oportunidade de ter seu trabalho debatido por pesquisadores experientes, ainda que o projeto esteja em fase muito inicial.

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e a Comissão Organizadora do evento convidam o corpo discente do Programa a submeter seus trabalhos, até 06 de novembro de 2020, pelo formulário disponível na aba Inscrições.

 


 

CoPeD - 2018

O Colóquio de Pesquisa Discente (CoPeD) consiste em um evento acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa que visa a estimular o debate de pesquisas em andamento dos alunos e das alunas de Mestrado e de Doutorado do Programa.

Em sua primeira edição, realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2018, o evento contou com uma Comissão Organizadora composta por docentes e alunos/as do Programa, de modo a contemplar com representatividade a diversidade de objetos e de abordagens da área. O evento comportou:

  • sessões de comunicação mediadas por docentes convidados, que atuaram como debatedores e pareceristas dos trabalhos dos pós-graduandos;
  • mesas-redondas com apresentações de pesquisadores ligados a todas as seis linhas de pesquisa do Programa;
  • minicursos com docentes convidados, buscando congregar as especificidades das diferentes perspectivas teóricas e objetos de estudo.

As inscrições para o CoPeD foram realizadas por meio de um artigo científico que registrava o estágio atual da pesquisa do/a aluno/a. Foram aceitos trabalhos que tanto debateram questões teóricas ou metodológicas, quanto apresentaram resultados parciais ou consolidados de análise. Esses textos foram encaminhados para as/os professoras/es convidadas/os, que atuaram como debatedores e pareceristas dos textos. Tais textos foram, posteriormente, após revisão decorrente das atividades do evento, reunidos em livros, que estão disponibilizados na aba Publicações.