CoPeD - 2024

CoPeD

Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e a Comissão Organizadora do evento convidam discentes atuais e egressos de 2023 e 2024 do Programa a participarem do IV Colóquio de Pesquisa Discente (CoPeD), um evento acadêmico interno que visa a estimular o debate de pesquisas em andamento dos/as mestrandos/as e doutorandos/as do Programa.

 

Em sua quarta edição, a ser realizada em 10, 11 e 12 de dezembro de 2024, de forma presencial, o IV CoPeD conta com uma Comissão Organizadora composta por docentes e discentes, de modo a contemplar a diversidade de objetos e de abordagens da área. O evento está organizado com sessões de comunicação mediadas por convidados, que atuarão como debatedores e pareceristas dos trabalhos dos pós-graduandos e dos egressos de 2023 e 2024.

As inscrições para o IV CoPeD serão realizadas em duas etapas: a primeira ocorrerá por meio de um resumo (entre 250 e 300 palavras) a ser enviado até o dia 30 de junho de 2024; a segunda etapa de inscrição, dirigida a todos os discentes, exceto os que ingressaram em 2024, se dará pelo envio de um artigo científico,  em que se registre o estágio atual de pesquisa do/a aluno/a. O artigo deve ter uma extensão mínima de 3.500 palavras e máxima de 7.000 palavras. Serão aceitos trabalhos que debatam tanto questões teóricas ou metodológicas, quanto apresentem resultados parciais ou consolidados de análise. Esses textos serão encaminhados para os convidados, que atuarão como debatedores e pareceristas dos textos. Tais textos, após revisão decorrente das atividades do evento, serão, posteriormente, reunidos em livros. As diretrizes para formatação do artigo estão disponíveis em: Normas de Formatação de Artigo - IV CoPeD 2024

O IV CoPeD 2024 contempla conferências, workshops e sessões de comunicação com debatedores e pareceristas dos trabalhos dos pós-graduandos das três linhas de pesquisa do Programa.

Comissão Organizadora

Corpo Docente

Elis de Almeida Cardoso Caretta 

Ieda Maria Alves

Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro

Paulo Ângelo Araújo-Adriano

Patrícia Carvalhinhos

Vanessa Fonseca Barbosa

Rosane de Sá Amado

 

Corpo Discente

Adriana Tavares Lima

Natália Penitente Andrade (Representante discente)

Nathalia Akemi Sato Mitsunari

Pauler Castorino Oliveira Barbosa


 

CoPeD - 2022

III Colóquio de Pesquisa Discente (CoPeD) é um evento acadêmico interno que visa a estimular o debate de pesquisas em andamento dos/as mestrandos/as e doutorandos/as do Programa.

Em sua terceira edição, realizada em 09, 10 e 11 de novembro de 2022, de forma inteiramente virtual, o CoPeD conta com uma Comissão Organizadora composta por docentes e discentes, de modo a contemplar com representatividade a diversidade de objetos e de abordagens da área. O evento comportará com sessões de comunicação mediadas por docentes convidados, que atuarão como debatedores e pareceristas dos trabalhos dos pós-graduandos e pós-graduados recentemente;

As inscrições para o III CoPeD foram realizadas por meio de um artigo científico, que deve registrar o estágio atual de pesquisa de cada discente, ou por meio de um resumo estendido para discentes ingressantes em 2022. Foram aceitos trabalhos que tanto debatam questões teóricas ou metodológicas quanto apresentem resultados parciais ou consolidados de análise. Esses textos foram  encaminhados para professores convidados, que atuaram como debatedores e pareceristas dos textos. 


 

CoPeD - 2020

O Colóquio de Pesquisa Discente, CoPeD, é um evento acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo que visa a estimular o debate de pesquisas em andamento dos alunos e das alunas de Mestrado e de Doutorado do Programa. É organizado por docentes e discentes e contempla as diversas linhas de pesquisa da área. O evento teve sua primeira edição em 2018. Com a segunda edição em 2020, passou a ser um evento bienal.

CoPeD 2020 foi realizado em 14 e 15 de dezembro, de forma inteiramente virtual. Contou com sessões de comunicações mediadas por docentes e pesquisadores convidados, que atuaram como debatedores e pareceristas, discutindo questões teóricas ou metodológicas dos trabalhos dos pós-graduandos, que apresentaram resultados parciais ou consolidados de suas pesquisas. Nessa edição, houve duas modalidades de apresentação de trabalho: Comunicações plenas e Comunicações iniciais:

  • Comunicações plenas: são abertas a todo o corpo discente do Programa. As inscrições serão realizadas por meio de um artigo científico em que se registre o estágio atual de pesquisa. Esses textos serão analisados por professores convidados, que atuarão como debatedores e pareceristas e, após revisão, serão reunidos em livros. Essa modalidade estava ativa já na primeira edição do CoPeD e resultou na publicação de três livros.
  • Comunicações Iniciais: são exclusivas para discentes ingressantes no ano de 2020. As inscrições serão realizadas por meio de resumos em que se registre o estágio inicial da pesquisa. O objetivo é oferecer ao/à discente a oportunidade de ter seu trabalho debatido por pesquisadores experientes, ainda que o projeto esteja em fase muito inicial.

 

CoPeD - 2018

O Colóquio de Pesquisa Discente (CoPeD) consiste em um evento acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa que visa a estimular o debate de pesquisas em andamento dos alunos e das alunas de Mestrado e de Doutorado do Programa.

Em sua primeira edição, realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2018, o evento contou com uma Comissão Organizadora composta por docentes e alunos/as do Programa, de modo a contemplar com representatividade a diversidade de objetos e de abordagens da área. O evento comportou:

  • sessões de comunicação mediadas por docentes convidados, que atuaram como debatedores e pareceristas dos trabalhos dos pós-graduandos;
  • mesas-redondas com apresentações de pesquisadores ligados a todas as seis linhas de pesquisa do Programa;
  • minicursos com docentes convidados, buscando congregar as especificidades das diferentes perspectivas teóricas e objetos de estudo.

As inscrições para o CoPeD foram realizadas por meio de um artigo científico que registrava o estágio atual da pesquisa do/a aluno/a. Foram aceitos trabalhos que tanto debateram questões teóricas ou metodológicas, quanto apresentaram resultados parciais ou consolidados de análise. Esses textos foram encaminhados para as/os professoras/es convidadas/os, que atuaram como debatedores e pareceristas dos textos. Tais textos foram, posteriormente, após revisão decorrente das atividades do evento, reunidos em livros, que estão disponibilizados na aba Publicações.